Eu trabalho em um Centro de Educação Infantil Municipal, e aqui funciona assim, em janeiro trabalhamos em regime de plantão, ou seja, oficialmente não começaram as aulas e nem todos os alunos frequentam o Centro desde janeiro, passando a frequentar definitivamente a partir de fevereiro, dificultando assim, a realização de atividades Pedagógicas mais densas e com a participação efetiva de todos os alunos. No entanto, quem já frequenta o Centro desde janeiro tem de se familiarizar com tais atividades, já que nós professores da Educação Infantil, na maioria das vezes realizamos a avaliação formativa, observando muitos (todos?) os aspectos do desenvolvimento dos educandos tanto motor, psicológico, de aprendizagem e por aí vai...
Tendo em vista que seria injusto privar os educandos da familiaridade com os materiais pedagógicos e também de sua pouca idade, proponho que o foco das atividades seja mais "leve", sem cobrança, utilizando atividades como: Contar histórias, Cantar músicas/cantigas, ouvir musicas diferentes (respeitando o que deve ser ou não ouvindo dentro do ambiente escolar, se é que vocês me entendem...), atividades dirigidas, mas com abertura para a utilização das mais diferentes formas de expressar da criança (gritos, falas involuntárias, canções inventadas etc.), e aproximá-las de texturas e situações diferentes das vividas no ambiente familiar (massinha, terra, areia, folhas de árvores, giz de cera, algodão, e brinquedos produtores de sons, chocalhos etc.).
Portanto, o ano de 2012 promete mas vamos levar uma vida mais light? Não devemos infectar as crianças com nossas cobranças pessoais, a partir de hoje olharei o mundo com os olhos de uma criança, tudo será maravilhoso e com um arzinho de novidade, não comentaremos e nem julgaremos com olhos de adulto descrente e sim de uma criança interior inovadora!
Bj Prô Barbara
Nenhum comentário:
Postar um comentário