sábado, 11 de setembro de 2010

Será que é a hora?


Como deixar o seu filho na creche sem lágrimas



Enquanto deixar uma criança na creche é rápido e fácil para muitos pais, outros enfrentam todos os dias situações de lágrimas e ansiedade. Nestes casos, os pais que trabalham podem chegar ao escritório atrasados e stressados.

Aqui ficam alguns passos para ajudar a melhorar o processo para pais e filhos:

*Não deixe o seu filho e desapareça. Quando as crianças estão a choramingar, os pais podem ser tentados a ir embora disfarçadamente. Nunca faça isto, diz Harvey Karp, professor assistente de pediatria na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e autor do livro “The happiest Toddler on the Block” (Bantam, 2005). “É sempre melhor anunciar que se vai embora. Sair à socapa faz as crianças sentirem que foram abandonadas.” Fique até o seu filho estar à vontade ou envolvido com os amigos ou numa actividade, mas nunca mais do que 10 a 15 minutos.

*Não faça do seu filho “boomerang”. Não volte a trás depois de o deixar, diz Ms. Murkoff. “Não quer que o seu filho pense que se chorar mais, você fica mais tempo”. Se é você que fica ansiosa por estar separada dele, telefone para a creche quando chegar ao trabalho, para se assegurar que o seu filho está bem.

* Estabeleça uma rotina. Crie uma “ponte” entre casa e a creche. Esta transição pode ajudar o seu filho a fazer a diferença entre a manhã consigo e o dia na creche. Pode falar do que ele vai fazer na creche nesse dia, envolver a Educadora e Auxiliar, neste processo ou criar um ritual relaxante. Pode ainda seguir uma sequência quando chegam à escola, como por exemplo, ir até ao cacifo do seu filho guardar as coisas, ler-lhe uma pequena história e/ou mostrar-lhe no relógio a que horas voltará. A rotina que funciona melhor depende da criança, mas a chave do sucesso é ser consistente. Deixar o objecto de conforto da criança (o boneco que mais gosta, a fralda, o ó-ó) pode ajudar muito – lembre a criança disso quando se despedir.

*Seja positiva! As crianças, mesmo as mais pequenas, têm os radares bem alertas – eles apanham todos os sinais dos pais. As atitudes dos pais podem influenciar a dos filhos, por isso se um adulto fica triste ou ansioso em relação a deixar o filho na creche, ele vai perceber isso. Conheça os professores e outras crianças da creche: se pensar na creche como uma comunidade sua, os mais pequenos vão ver que valoriza as pessoas com quem ele passa o dia.

*Não se preocupe muito com as lágrimas. Às vezes o choro das crianças é só de protesto. Não tem que se preocupar se recuperarem em poucos minutos. “As crianças sabem como criar sentimento de culpa”, diz Ms. Murkoff. Se eles estiverem contentes quando aparece para os ir buscar, pode trabalhar descansada.

*Peça ajuda externa. Pode pedir à Educadora/Auxiliar que envolva imediatamente o seu filho em alguma actividade, ou que lhe pegue ao colo enquanto se vai embora. Se as despedidas matinais não melhorarem, peça ajuda ao seu marido, nem que seja por pouco tempo. “As crianças são mais dramáticas com o progenitor mais facilmente manipulável”, explica Ms. Murkoff.
Publicada por Travessuras Diárias em 03:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário