ÁFRICA EM ATOS.
DESVENDE ESSE CONTINENTE COM AS CRIANÇAS A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS E CULTURALMENTE ENRIQUECEDORAS.
A CULTURA BRASILEIRA NÃO SERIA A MESMA SEM A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS, QUE VIERAM DA ÁFRICA E FORAM ESCRAVIZADOS NA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA. POR ISSO, TRAZER ELEMENTOS DA CULTURA DESSE CONTINENTE PARA A SALA DE AULA É FUNDAMENTAL A FIM DE QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA PARA O PAÍS.
IDADE: DE
OBJETIVOS:
· TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA;
· CONHECER OS ELEMENTOS DA CULTURA AFRICANA.
· CONHECER A GEOGRAFIA DO CONTINENTE AFRICANO;
· PESQUISAR OS ANIMAIS AFRICANOS E SEU HABITAT, SUA ALIMENTAÇÃO, ETC.
· MELHORAR NOSSA ORALIDADE UTILIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS;
· CONFECCIONAR BONECAS E FANTOCHES.
· ENCENAR UMA HISTÓRIA AFRICANA.
OBRIGATÓRIO
COM A APROVAÇÃO DA LEI N. 10.639, DE 2003, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, AS ESCOLAS DEVEM INCLUIR A TEMÁTICA
O PROJETO
1º ATO: O CONTINENTE
1. TRAZER PARA SALA, UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO E EXPLORÁ-LO, JUNTO COM O GRUPO. DISCUTIR A QUANTIDADE E O TAMANHO DOS PAÍSES, OS MARES E OCEANOS QUE O CIRCUNDAM, ETC.
2. SELECIONAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES E ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O CONTINENTE E APRESENTAR À TURMA. SUGESTÃO: LIVRO “AO SUL DA ÁFRICA”, DE LAURENCE QUANTIN (COMPANHIA DAS LETRINHAS).
3. ESCOLHER UM CONTO AFRICANO PARA SER O FIO CONDUTOR DO PROJETO. SUGESTÃO DE LIVROS: “A SEMENTE QUE VEIO DA ÁFRICA”, DE HELOISA PIRES LIMA (EDITORA SALAMANDRA), “CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS E OUTROS CONTOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS”, DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA (EDITORA PAULISTA). OU CONTAR A HISTÓRIA “AS TRANÇAS DE BINTOU”, DE SYLVIANE A. DIOUF (EDITORA COSAC & NAIFY). PERGUNTAR AOS ALUNOS SE ELES SABEM ALGO MAIS SOBRE O CONTINENTE E ANOTAR ESSES DADOS NO QUADRO OU
2º ATO: OS ANIMAIS
1. LEVAR IMAGENS DE ANIMAIS AFRICANOS E MOSTRÁ-LOS À TURMA.
2. ESCREVER,
3. PROPOR A ESCOLHA DE UM DOS ANIMAIS E UMA PESQUISA SOBRE ELE, DESTACANDO SUAS CURIOSIDADES.
4. COM AS INFORMAÇÕES PESQUISADAS, ELES ELABORARÃO CARTAZES, QUE SERÃO EXPOSTOS PELOS CORREDORES DA ESCOLA PARA DIVULGAR O PROJETO.
3º ATO: O CONTO
1. FAZER A LEITURA DE UM CONTO AFRICANO E CRIAR UM MOMENTO ONDE AS CRIANÇAS IRÃO RECONTAR A HISTÓRIA E POSSIVELMENTE MUDAR O FINAL, ENQUANTO O PROFESSOR FAZ A ANOTAÇÃO DA ATIVIDADE ORAL.
2. PROPOR UMA REVISÃO DO TEXTO COLETIVO SUBSTITUINDO O USO EXCESSIVO DE "E", "AI", "ENTÃO", ETC, POR CONECTIVOS MAIS ADEQUADOS À LINGUAGEM ESCRITA, AFIM DE MELHORAR NOSSA PRODUÇÃO ESCRITA E ADEQUAR NOSSA ORALIDADE.
3. MOSTRAR ALGUMAS IMAGENS DO CONTO E EXPLICAR AOS ALUNOS QUE DEVEM ESCREVER O TRECHO QUE ELAS REPRESENTAM.
4. ELABORAR CRUZADINHAS COM OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA E ENTREGAR PARA AS CRIANÇAS COMPLETAREM; OU ALGUMAS PARTES DO TEXTO PODEM SER COPIADAS DEIXANDO ALGUMAS LACUNAS AFIM DE QUE OS ALUNOS AS PREENCHAM.
4º ATO: AS BONECAS.
1. LER PARA A CLASSE O TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS TRADICIONAIS BONECAS AFRICANAS.
2. PROPOR OFICINAS PARA A CONFECÇÃO DE ALGUMAS DELAS.
5º ATO: AS MÁSCARAS E AS ROUPAS.
1.EXPLICAR QUE A TURMA IRÁ MONTAR UMA PEÇA TEATRAL SOBRE O CONTO REESCRITO, COM BASE NOS LIVROS SUGERIDOS, PARA O ENCERRAMENTO DO PROJETO.
2. INICIAR AS ATIVIDADES COM A APRESENTAÇÃO DE FOTOS DA POPULAÇÃO AFRICANA PARA QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM AS VESTIMENTAS E OS ACESSÓRIOS USADOS NO COTIDIANO.
3. PROPOR A CONFECÇÃO DE "PANOS", QUE SERÃO ENROLADOS NO CORPO DAS CRIANÇAS PARA REPRESENTAREM O CONTO.
4. ENTREGAR UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS MÁSCARAS AFRICANAS E LER COLETIVAMENTE.
5. SUGIRIR A CONFECÇÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS.
6. EM DUPLAS, SOLICITAR QUE OS ALUNOS ESCREVAM UMA LISTA DO QUE PRECISAM PARA A ENCENAÇÃO.
7. ELABORAR, EM CONJUNTO, COMO SERÃO OS CENÁRIOS DA PEÇA, OS ADEREÇOS E AS VESTIMENTAS.
6º ATO: A ARTE
1. MOSTRAR À CLASSE OBRAS DE ARTE SOBRE A ÁFRICA.
2. FAZER UMA RELEITURA DE ALGUMAS DESSAS OBRAS COM DESENHOS E REPRESENTAÇÕES.
3. FOTOGRAFAR AS RELEITURAS E EXPOR NO DIA DA APRESENTAÇÃO. (PEDIR PARA OS ALUNOS ESCREVEREM LEGENDAS PARA ELAS).
7º ATO: O TEATRO
1. LER NOVAMENTE O CONTO QUE SERÁ ENCENADO E INICIE OS ENSAIOS. (PARA QUE ENTREM AINDA MAIS NO CLIMA, APRESENTAR MÚSICAS INFANTIS POPULARES, COMO AS DO CD AFRICAN PLAYGROUND).
2. PRODUZIR UM CONVITE SOBRE A EXPOSIÇÃO E O TEATRO E ENTREGUE-LOS ÁS OUTRAS TURMAS.
3. ORGANIZAR, COM OS ALUNOS, DE QUE MANEIRA OS TRABALHOS REALIZADOS FICARÃO EXPOSTOS.
4. DEPOIS DA APRESENTAÇÃO, REALIZAR UMA PRODUÇÃO TEXTUAL, EM DUPLAS, DE TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE O CONHECIMENTO OBTIDO COM O PROJETO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário