sábado, 14 de janeiro de 2012

Adaptação ao Centro de Educação Infantil



Olá!

Todo início de ano é a mesma coisa, medos, choros...Enfim, a tão temida ADAPTAÇÃO (temida por pais, alunos e professores do Centro). Pensando nisso, gostaria de comentar e tentar ajudar, de alguma forma, a quem interessar sobre o assunto.

1. As Crianças: De início devemos nos lembrar de que para as crianças é um ambiente novo (mesmo que ela já frequente/frequentou algum Centro), pois ela sai de seu ambiente familiar, de sua zona de conforto para ir a um lugar onde não é familiarizado, com pessoas diferentes e com uma rotina diferente do que já conhece.

2. Os Pais: Antes de mais nada eu preciso pedir ao pais que deixam seus filhos nos Centros, por favor, NÃO CHORE! Pelo menos não na frente de seu filho ao deixá-los na Creche. E tentem manter a mais absoluta neutralidade com o acontecimento. Amaciem o terreno em já em casa, mostre a ele o material que levará à Creche, se possível, passe em frente ao estabelecimento dias antes e mostre que ali ele irá, e deixe seu flho com o professor(a) com segurança e ternura, diga que voltará e que ele não deve se preocupar com isso, Enfim, cada pai tem seus "combinados" com o filho, fica a encargo de vocês.

3. O Professor: Lembrando que para o professor a tarefa também não é fácil, pois mesmo ele sendo pai ou mãe, a criança que agora recebe é diferente, tem sua personalidade, que é diferente de todas as demais crianças, tem seus gostos, sua rotina e sua própria maneira de lidar com as mais diferentes situações vivenciadas em sala. Devemos tornar a criança o ambiente mais agradável e confortável o possível, e  que durante a adaptação nos desdobramos em 2, 3 ou quantas mais for possível! Eu e minhas companheiras de classe, por exemplo, decoramos a sala com algo que as crianças de Berçário II adoram: Balões! Isso mesmo! Balões e mais balões por todos os lados, colamos no teto e enchemos outros o suficiente para dar a cada um na chegada. E o painel de aniversário é com o tema selva, com diversos animais muito lindos!

Vou dividir com vocês uns links com vocês, é só clicar em cima no título:


2 a 4 Anos: Adaptação na Escolinha

Será que é a hora? Como deixar o seu filho na creche sem lágrimas

                                                                                                                    Bj  Pro Barbara :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário