PROJETO BRINCANDO COM FOLCLORE
Apresentação
EMEI Profª. Eunice Lima Silveira
Turmas: Creche e Pré-Escola
Período: Manhã e Tarde
Ano: 2004
Duração: 15 dias
Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
4. Conteúdos
Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
5. Áreas
Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
Movimento: dança, brincadeiras.
Música: cantigas.
Arte: dramatização de lendas.
Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Você sabia que... ... a palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms. ... a primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929. ... além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças. |
9. Bibliografia: Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.
Sequência de atividades na Pré-Escola
2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira |
Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Conhecendo as Lendas Jardim III – A História dos Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando as Lendas Jardim III – Construindo Brinquedos | Trabalho coletivo entre as turmas: Jardim III promove o Dia do Brinquedo em que todas as crianças são convidadas a trazer e compartilhar seus brinquedos, no gramado, com os colegas. | Trabalho coletivo entre as turmas: Jardim II promove a Roda das Lendas em todas as crianças são convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas. | Trabalho coletivo entre as turmas: Jardim I promove a Roda das Cantigas em que todas as crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas. |
Sequência de atividades na Pré-Escola (2ª semana)
2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira |
Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Conhecendo mais Lendas Jardim III – A História de outros Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando mais Lendas Jardim III – Construindo mais Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando mais Lendas Jardim III – Construindo mais Brinquedos | Trabalho individualiza por turma: Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados Jardim II – Dramatizando mais Lendas Jardim III – Construindo mais Brinquedos | EXPOSIÇÃO PARA OS PAIS E COMUNIDADE |
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